quarta-feira, 6 de julho de 2011

ENTREVISTA DE NUNO CRATO, EM JUNHO DE 2010

Tem cerca de um ano, mas vale a pena (re)ler esta entrevista de Nuno Crato, ao Ionline, em Junho de 2010, e da qual apresentamos aqui apenas duas questões.

No caso da actual ministra, é uma mais-valia?

Acho que sim. Tomou algumas medidas positivas. Uma delas foi a declaração de que ia fazer o exame de entrada na profissão para professores. A ministra anterior disse isso, passou três anos, conseguiu criar conflitos com toda a gente, mas não quis fazer o que era essencial, que era esta medida. Não teria criado conflitos quase nenhuns.


A avaliação dos professores...

... é indispensável. Mas feita com a avaliação do seu trabalho e o resultado do seu trabalho é o que os alunos sabem.



1 comentário:

salvar escola disse...

Medidas urgentes no Ministério de Educação
1. Acabar com ou reformular as direcções-regionais e as respectivas mordomias de motoristas, carros oficiais e funcionários que só criam burocracias que atrapalham o funcionamento das escolas;
2. Deixar de pagar gratificações aos directores adjuntos e subdirectores dos Agrupamentos e de escolas não agrupadas, que já têm redução quase total da componente lectiva, o que daria uma poupança de 2 milhões de euros mensais.
3. Acabar com a área de projecto;
4. Reformular a área de estudo acompanhado;
5. Diminuir o n.º de alunos por turma para um máximo de 24.
6. Valorizar o trabalho e aumentar a redução da componente lectiva dos directores de turma que estão mergulhados em tarefas burocráticas, desde tratarem de subsídios, de matrículas, de contactarem Encarregados de Educação que não querem ir à escola, de elaborarem PCT, de serem confidentes, tratarem de autorizações de saída, de cartões, de PEI…
7. Aumentar a carga horária de Língua Portuguesa e de Matemática que têm programas novos e muito extensos, começando no 5.º e no 7.º para alunos que não têm os resultados esperados para o fim do ciclo anterior;
8. Substituir imediatamente o modelo de avaliação de desempenho docente, por um modelo em que seja a direcção a avaliar os docentes de acordo com os objectivos propostos e não uns professores avaliarem outros candidatos às mesmas cotas e oponentes em concursos de colocação numa promiscuidade injusta e com consequências negativas para o trabalho de equipa…
salvarescola@gmail.com

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page