segunda-feira, 8 de agosto de 2011

BOAS FÉRIAS, COM OU SEM RELATÓRIO

Nem de férias se pode ter descanso.

Hoje, estava eu tentando aliviar a mente no trago de um café de esplanada, quando, de repente, a conversa na mesa do lado subiu de tom. Tudo me passaria despercebido se, curiosamente, não passasse a ser metralhado pelas "evidências", "anexos" e afins que três professoras debatiam na ânsia da excelência. Uma, já de férias, precisava com urgência de um relatório para consultar porque tinha de terminar o seu até sexta-feira; outra, que tinha passado pela escola, não tinha percebido bem o que a relatora exigira nos anexos; a mais nova não sabia bem que actividades e documentos deveria mencionar que fossem evidências não sei de quê.

Esforcei-me por passar incógnito, olhos mais fixos num jornal, que não augura nada de bom para uma crise crescente. Apenas o esboço de um sorriso me poderia denunciar, mas tentei contê-lo na reflexão acerca de uma treta cada vez mais evidente. Em mês e meio, as 84.732 visitas à entrada FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO PREENCHIDA podem ser sintoma disso mesmo.

Enfim, é esta a avaliação que marca a diferença, que melhora o ensino, que ajuda a poupar uns milhões e que mexe com a vida de milhares de professores. É que se chama Portugal no rumo certo.

BOAS FÉRIAS para todos os colegas e visitantes do blogue!

Até breve!

Ilídio Trindade

4 comentários:

Alexandra Alves disse...

Não percebo qual é o stress? Como contratada tive de entregar a minha Auto-Avaliação antes do final de Junho, a par de testes para corrigir, registos de avaliação para fazer, relatórios que pedem daqui e dali, avaliação de todos os projectos e mais algum... Só não vai de férias descansado quem não quer.

Pedro Vieira disse...

Os Professores contratados já estão livres dessa tarefa desde Junho, que foi a data estipulada para a entrega dos seus relatórios.
Agora, é tempo de preencher a manifestação de preferências e aguardar pelo que as mudanças nos reservam.
Boas férias também para ti.

Anónimo disse...

Ilídio, obrigado por tudo.

Teu amigo alentejano (aquele que se cruzou contigo em Sete Rios).

Boas férias.

Lurdes F. disse...

Boas férias, que eu já estou fazendo o mesmo, no Brasiuuu. Sem estresse e sem pensar em relatórios e quejandos. Quando voltar, logo se verá, incluindo o estado da crise!
Bom descanso, porque, pelos vistos, a luta continua!

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page