domingo, 28 de agosto de 2011

CONCURSO À MEDIDA

Já não bastam reconduções "à medida", que colocam milhares de professores (os "eternos contratados") no desemprego apenas porque tiveram a infelicidade de não ter sido colocados na escola certa ...

Professores denunciam concursos 'à medida'

Os critérios de contratação das escolas TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária - estão a ser criticados por professores, que acusam estes agrupamentos de, num ano de corte nos contratados, fazerem concursos com requisitos "à medida" de quem querem, passando a experiência profissional para segundo plano.

Tal como os agrupamentos que têm contratos de autonomia, as escolas TEIP gozam, desde 2009, de um estatuto específico, que lhes permite abrir vagas em que a posição nas chamadas "listas graduadas" - baseadas na antiguidade, formação académica e avaliação de desempenho - não tem de ser o factor preferencial.

Esta particularidade já tinha gerado críticas no passado, nomeadamente da parte dos sindicatos, mas passou a ser mais questionada este ano devido ao anunciado corte nos contratos disponibilizados pelas escolas. Um corte que, como noticiou há dias o DN, não será tão sentido pelas TEIP.

In DN.

1 comentário:

Fir disse...

Estes concursos feitos à medida do candidato têm acontecido em muitas ofertas de escola e não apenas nos TEIP, sobretudo desde que entrou em vigor o DL 35/2007.

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page