sábado, 13 de agosto de 2011

PROFESSORES VÃO TER AVALIAÇÃO INTERNA E EXTERNA

Apresenta-se aqui o Projecto de Avaliação do Desempenho Docente apresentado pelo Ministério da Educação.

Fica para ponderação de todos a avaliação deste projecto, considerando que seria importante os docentes enviarem para os sindicatos o que julgam nele de inegociável e/ou pernicioso, para que não voltem a assinar um mau acordo.

Breve síntese da notícia da Rádio Renascença:

A proposta de novo modelo de avaliação de professores prevê uma avaliação interna, feita em todos os escalões e na escola do docente, e uma externa, centrada na observação das aulas e realizada por avaliadores externos.

O projecto de desempenho docente, entregue na sexta-feira aos sindicatos, prevê isenção de avaliação para os professores no oitavo escalão da carreira, desde que, em todas as avaliações, tenham obtido, no mínimo, a classificação de Bom, estejam no nono e décimo escalões ou reúnam as condições de aposentação.

Segundo a proposta de regulamentação, divulgada pelo Ministério da Educação e citada pela Lusa, será constituída, para os casos de avaliação externa, uma bolsa de avaliadores formada por docentes de todos os grupos de recrutamento.

A observação das aulas exigida para o efeito será feita no último ano do ciclo de avaliação docente, sendo obrigatória para os professores em período probatório e nos segundo e quarto escalões da carreira. Poderá ser requerida, em qualquer escalão, para atribuição da menção Excelente.

2 comentários:

Pragmático disse...

Para os Professores contratados mantêm-se a avaliação anual como até aqui. Básicamente fica tudo igual. Porque são dispensados de avaliação os Professores do 8º, 9º e 10º escalão? os do 8º escalão ainda estão a mais de 12 anos do final da carreira!!!E os sindicatos continuam a preocupar-se com o mesmo!!Ainda não ouvi nem li a posição de nenhum sindicato sobre o seguinte:no art.º 21 a obtenção de 2 menções de Insuficiente para um Professor do quadro determina a instauração de um processo de averiguações, para um Professor contratado a impossibilidade de ser admitido a qualquer concurso!!!! Discriminação negativa.Aguardo ansioso pela posição dos sindicatos!

Pragmático disse...

É incrível que os sindicatos insistam nas percentagens em vez da vinculação dos contratados. É que segundo o novo ADD os Professores do quadro só serão avaliados no último ano do ciclo avaliativo. Isto é em 2015!!! Nesse ano existirão inúmeros contratados com quase 20 anos de tempo de serviço!!! Miopia ou ausência de rumo?

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page