quarta-feira, 12 de junho de 2013

É A HORA DO TUDO OU NADA!

É hora de voltar à luta!

Como se pode verificar pela última publicação neste blogue, a assinatura de um acordo entre os sindicatos e o ME, ainda com a anterior equipa governativa, veio desmobilizar os professores que viram esvaziada a sua dura luta durante os governos de Sócrates.

Os professores desmobilizaram, o governo mudou, Crato entrou sorrateiro, com o benefício da dúvida, a crise agravou-se, veio a austeridade, os sindicatos continuaram a fazer o que sabem e gostam de fazer: lembrar que existem e são necessários.

Os professores, esses, foram-se deixando anestesiar, vergados pelo cansaço, descrentes nos seus representantes, decididos a olhar só por si, aninhados pela falta de esperança.

Até que... num ápice, como se há muito não se soubesse para onde se caminhava, os sindicatos, vendo que o caminho levava à perda de muitos professores face à sangria que se adivinha pelo aumento do número de horas e pela "mobilidade", resolveram - e bem, finalmente - decretar uma luta difícil, que só eles têm, infelizmente, capacidade para decidir: greve às avaliações e ao primeiro dia de exames.


Sem considerar alguns clamores no sentido de voltar à luta ativa, são três os motivos ou os factos que fazem com que o MUP volte a desbravar o terreno, no sentido de unir e mobilizar os professores para a luta final:


   . o completo desconhecimento de muitos professores do que está em causa (a falta de informação ou o desleixo na sua obtenção é resultado da sua anestesia);

. os sucessivos golpes baixos e ilegais do ministro Crato e seus comparsas, muitos deles outrora do outro lado da barricada, pelo menos aparentemente;

 . o facto de ser um momento de tudo ou nada na luta contra a destruição da escola pública, a profissão de professor e a qualidade do ensino;
  
Se não vencerem esta luta, os professores nada mais terão por que lutar e os sindicatos de professores deixarão, por isso, de ter razão para existir.


Chegou a hora do combate final!
Chegou a hora da unidade!
Chegou a hora da mobilização!

6 comentários:

Delfim Peixoto disse...

Ora vamos lá retomar o caminho e desenterrar as nossas forças!
Abraço

O meu novo canto: http://educacaoquerida.blogspot.pt/

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo as tuas palavras, Ilídio!
A luta continua.

Anónimo disse...

Força, Ilídio! É necessário voltar a mobilizarmos.

Anónimo disse...

O MUP tem que mostrar que renasceu, participando já na manifestação de 15 de junho. Vamos marcar a nossa presença!

Anónimo disse...

Bem haja, Ilídio.

Jorge Costa disse...

Bem-vindo de volta a nossa luta. Não me esqueço que estivemos lada a lado na luta pelos contratados na AR no dia 10 de Abril de 2010.
Abraço
Jorge Costa
www.porteduca.blogspot.com

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page