domingo, 23 de junho de 2013

RECOBRAR ÂNIMO PARA A LUTA

Seleção dos principais acontecimentos e leituras a não perder, com a transcrição de um extrato de artigo do jornal Público, sobre a greve dos professores, de São José de Almeida. Este domingo é importante para se recobrarem as forças, tão necessárias para o que aí vem, devendo, todos nós, refletir sobre o ato de coragem da nossa colega professora da Escola EB 2+3 de Moura que está em greve de fome para protestar contra as políticas educativas.

Na semana em que se assinalam os dois anos da posse do Governo de coligação PSD-CDS, chefiado por Pedro Passos Coelho, o executivo sofreu uma derrota política com a greve dos professores. O dia 17 de Junho pode vir a ficar na história deste Governo como o dia marcante no que tem sido a investida autofágica ao próprio Estado, que o Governo tem consumado no ataque aos funcionários públicos.
[…] Num sentido social mais amplo, pode dizer-se que esta greve foi uma mais-valia para a sociedade portuguesa e para a democracia.
Isto porque, se o Governo pensou que ia fazer dos professores em exemplo e que ia “quebrar a espinha” ao movimento sindical, a união dos sindicatos e a união com que todos os professores agiram deram uma lição ao Governo sobre como nem tudo é permitido e como há pessoas que não se deixam intimidar pelo medo. A maioria da classe docente, ao mostrar que não se deixava acobardar pela intimidação do Governo, deu uma lição de dignidade e serviu de exemplo a toda a função pública, a todos os trabalhadores, à sociedade portuguesa e à democracia portuguesa. Os professores estão assim de parabéns, pois voltaram a ser uma referência contra o autoritarismo e contra o medo”.

In Público, 22 de Junho 2013, p. 53.










Sem comentários:

Desde 01-01-2009


Este blog vale $140.000.00
Quanto vale o seu blog?

eXTReMe Tracker

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Twingly BlogRank
PageRank
Directory of Education Blogs

RSSMicro FeedRank Results
Add to Technorati Favorites
Locations of visitors to this page